Medellín inspira portoalegrenses

Grande cidade cunhou o termo urbanismo pedagógico

Podemos aprender com as experiências de outras cidades a enfrentar os desafios que, muitas vezes, achamos ser intransponíveis. Resiliência, cultura cidadã, valorização da qualidade de vida, da coletividade, são algumas das lições de Medellín que podem inspirar capitais como Porto Alegre.

Estive em Medellín com um grupo de pessoas, integrando a terceira missão do coletivo POA Inquieta. No grupo, além do César Paz, articuladores do POA Inquieta Paulo Renato Menezes e sua companheira Claudia Przybylski, a professora Adriane Ferrarini, que foi completar seus estudos  de pós-doutorado na Universidade de Antioquia, as irmãs Camila e Sara Borelli, proprietárias do Hub de Inovação Nau, Daniela Carrion Venturini, do Tecnopucrs e as assistentes sociais Neuza Amaral, Ivete Eloi, Estelamaris Dihl e Claudia Giongo. Com uma intensa programação, do dia 1º à 7 de novembro, tivemos contato com várias realidades, por vezes caóticas, outras super organizadas. A viagem havia sido programada em 2019, mas não ocorreu antes, devido à pandemia.

Na 13ª edição da segunda temporada das lives Nas Ondas da Transição, Manuel Manrique Castro, morador de Medellín, revelou alguns lados do município que conta com um forte investimento em obras públicas voltadas ao bem-estar da comunidade. Manrique conhece bem a realidade brasileira e fala português. Ele atou como coordenador de programas da Unicef no Brasil e na Colômbia, e nos anfitriou na megalópole de 2,5 milhões de habitantes. Na live, participou também César Paz, um dos criadores do POA Inquieta, fã convicto da cultura cidadã fomentada na capital da Antioquia.

Manrique, que é sociólogo, autor do livro História do Serviço Social na América Latina,  salientou que os investimentos em obras públicas de Medellín vem principalmente do lucro da EPM (Empresas Públicas de Medellín), uma holding que congrega várias empresas da área de saneamento e geração de energia, não só na Colômbia, mas em países como Chile, México e Estados Unidos – saiba mais aqui na publicação sobre sua atuação.

A cidade dispõe de uma infraestrutura impressionante de prédios, complexos de educação, saúde e lazer públicos, incluindo 11 parques-biblioteca. “Foram construídas 20 Unidades de Vida Articulada em três anos”, observou Paz. Nessas UVAs (confira o texto abaixo) há uma ampla rede ser serviços de lazer e aprendizagem, como espaços para cursos, ludotecas, recreação, quadras-esportivas, piscina entre outras atrações. Desde que conheceu a cidade, já voltou algumas vezes levando gente de segmentos diversos a conhecerem a cidade.

Urbanismo Pedagógico

Medellín adota o ‘urbanismo pedagógico’, clique aqui para saber mais o que significa, nas palavras do atual governador de Antioquia,  Anibal Galviria, que foi prefeito da cidade.

A abordagem da comunicação na sinalização adota um cuidado especial para se expressar com gentileza. Isso é visível não só em áreas públicas. Dentro do elevador do hotel onde ficamos hospedados havia a indagação: “Já lavou as suas mãos?” Além disso, as placas nos parques trazem informações sobre aspectos ambientais que relacionam o que está sendo sinalizado à qualidade de vida.

Manrique chama a atenção de que os governantes ao longo dos anos – o município tem data de fundação em 1641 – procuraram respeitar pelo menos 200 metros em volta do rio Medellín, que corta a cidade. Isso possibilitou a construção da rede de metrô, a espinha dorsal da capital da Antioquia. O sistema de transportes também impressiona, pois utiliza distintos modais, conforme a necessidade dos usuários e a topografia.

A forte ocupação nas montanhas do Vale do Aburrá, em Medellín, mostra grandes manchas cor de tijolo. Nos últimos tempos, a prefeitura tem se empenhado para valorizar o verde da cidade. Um dos exemplos é o Parque del Río, construído ao longo do rio Medellín e parte por sobre a rodovia, em uma extensão de um quilômetro. Com farta vegetação, vários equipamentos e mobiliário urbano, famílias inteiras ocupam com tranquilidade o agradável espaço até à noite.

Saiba mais

Confira o artigo do arquiteto  Felipe Walter sobre as Unidades de Vida Articulada de Medellín aqui

Clique aqui para ir direto para a live.

 

 

 

Se você gostou deste e outros conteúdos, como lives e reportagens,  você pode colaborar para manter viva essa iniciativa de jornalismo diferenciado.

Colabore, envie um PIX para

CPF 61524611034 Banco do Brasil ag. 1248-3 conta13.943. Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima