Minhas
redes

Acontece

Artigos, reflexões e conteúdos, em diferentes formatos, sobre as questões da comunicação e do comportamento para encarar os desafios socioambientais e sua relação com a crise climática.

Boas-vindas

“Os analfabetos do futuro não serão os que não sabem ler ou escrever, mas os que não sabem aprender, desaprender e reaprender.”

Quando li essa frase do Alvin Toffler, no livro Desejável Mundo Novo, da Lala Deheinzelin, em 2021, na Rio+20, demorei um tempo para perceber que o meu maior desafio seria desconstruir coisas que tinha cristalizadas dentro de mim.

Uma delas é que tudo precisava estar funcionando perfeitamente para ser apresentado. Com a pandemia, meu lado jornalista aflorou com uma força avassaladora. Ao mesmo tempo que sentia, do fundo do meu coração, a vontade de estar entre pessoas para disseminar informações socioambientais – daí meu interesse genuíno em ser articuladora de grupos do coletivo POA Inquieta – também me dava por conta de que as pessoas não sabiam quem eu era, da onde vinha aquela criatura cheia de energia, mas que às vezes não deixava claro a que interesses atendia.

Mas não me via mais voltando à rotina enlouquecida de redações. Já tinha passado por experiências de ter colaborado para projetos incríveis, como o Mercado Ético, onde tive meu blog por mais de cinco anos, e o Planeta Sustentável. Ambos foram retirados do ar por diversos motivos.

É por isso que quero apresentar a minha nova proposta, neste site com o meu nome, de ser um espaço que contribua para ampliar as distintas formas de enxergar e reparar como há muitas sutilezas nos processos de comunicação. Aqui no blog, a intenção é apresentar projetos, pessoas, organizações que estão trabalhando com diversos temas que se relacionam às questões climáticas ou que evidenciam o contexto em que estamos inseridos. Há iniciativas que já estão preocupadas em como comunicar melhor para seus públicos. Outras, precisam ter mais visibilidade. Ainda, há aquelas que nem se deram conta que precisam conectar seu discurso com o que está acontecendo com o clima.

E há muitas ações que podem virar pauta, gerar conexões e, principalmente, despertar o entendimento do que a maior crise na história da civilização significa para a humanidade, já que todos os continentes são afetados por ela. Assim como os desafios tecnológicos, as mudanças estão acontecendo muito rápido. Aprendi, na marra, que o feito é melhor que o perfeito (né, amig@s fluxonomistas?).

A ideia é que esse espaço seja para aprendermos, desaprendermos, trocarmos e também para promover um debate de como precisamos ser mais assertivos em traduzir para os diferentes públicos o que os cientistas estão há anos tentando explicar.

Se você está aberto para conhecer outros ângulos desse contexto – como comunicar, engajar os distintos segmentos para que aconteçam transformações, mudanças para uma cultura de menos carbono e mais respeito ao ambiente e tudo que isso envolve–, mande sugestões, vamos trocar figurinhas. E também fazer projetos em que possamos ser remunerados, pois é possível sim, trabalhar com propósito e ser recompensado financeiramente por isso.

 

Obrigada pela sua atenção,

Saudações.

Aqui você encontra alguns textos sobre facilitação, formações e conteúdos relevantes para a proposta do site.
Para saber mais, acesse meu Medium.

[display_medium_posts handle="@Silviamarcuzzo"]
Sustentabilidade

Calor fora do Arrabalde

Nossa cultura europeia (me incluo) de se achar superior aos conhecimentos dos povos originários está fadada à infelicidade, ao fracasso,

Saiba mais
Cuide-se

Já vai tarde, 2022…

As crises vêm para sacudir, para nos tirar do lugar. Em 2022, fui desafiada por situações que me fizeram questionar

Saiba mais
ARTIGO

Voz e Vez das Mulheres

Grupo de Capital Humano do POA Inquieta celebra entrega de projeto para atenuar violência de gênero ao MP Estadual

Saiba mais
Biblioteca

Cartilha Planeta Vivo

Publicação trata da gestão ambiental do Tramontina cutelaria e foi realizada em 1997 Esse trabalho foi uma das primeiras publicações

Saiba mais

Arte

Live

Em 2020, comecei a fazer as lives “Nas Ondas da Transição”, programas de entrevista de uma hora no meu IGTV. No meu perfil do Instagram você pode encontrá-las.

Foram quase 50 edições onde trouxe entrevistados com muito conteúdo e que são exemplos de como estamos atravessando um momento de virada de chave civilizatória.

Porque para podermos fazer as mudanças necessárias para uma vida mais sustentável, precisamos conhecer quem já está fazendo a diferença em distintos segmentos.

Em 2021, a nova temporada de lives conta com pessoas que evidenciam o quanto suas histórias podem ampliar o nosso entendimento do contexto onde estamos inseridos em dimensões diversas.

Últimas

lives

Professores engajados

Na semana do dia dos professores, a 10a edição da live Nas Ondas da Transição vai entrevistar na quinta, dia

Saiba mais
Rolar para cima