Memória e cultura como indutores da economia criativa

No dia 21 de outubro será inaugurada Casa de Cultura em Caçapava do Sul

Como iniciativas de resgate da memória, da história de uma cidade podem aumentar a percepção e gerar desenvolvimento? Algumas respostas para essa pergunta serão respondidas na próxima quinta, dia 21 de outubro, dia da inauguração da Casa de Cultura Juarez Teixeira. O espaço abrirá suas portas nesta data em Caçapava e pela manhã, no horário da nossa live, às 11h, Gisele Teixeira, a curadora e uma das produtoras da função estará conosco para contar os preparativos. A outra convidada é Rúbia Frizzo, que já foi secretária de cultura de Caxias do Sul e Gramado, e tem expressiva experiência em promoção da economia criativa.

O encontro terá como tema Memória, Patrimônio, Economia Criativa e Sustentabilidade. E vai evidenciar o quanto a valorização da cultura tem relação direta com a sustentabilidade, não só socioambiental, mas das relações e afetos.

Gisele Teixeira é jornalista, especialista em Gestão e Salvaguarda de Patrimônio Cultural Imaterial, pela Universidad de Córdoba, Argentina. Está prestes a terminar o curso de Educação em Museus da Universidad Aberta Interamericana, também na Argentina. Atua como curadora da Casa de Cultura Juarez Teixeira, espaço que nasce com o sonho de ser um centro de referência de arte, memória e convivência no interior do estado do Rio Grande do Sul. Já na abertura, a casa vai apresentar ao público 500 objetos que revelam o cotidiano do século XX.

Rubia Frizzo também é jornalista e produtora cultural. Tem curso de extensão em Administração Pública da Cultura, da Escola de Administração da UFRGS. É membro do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio-RS, tendo exercido as funções de secretária da Cultura de Caxias do Sul, secretária de Turismo de Gramado, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caxias do Sul, Membro titular do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), membro do Conselho de Planejamento de Caxias do Sul e de Gramado, Membro do Conselho de Administração da Gramadotur e Diretora de Cultura e Desfiles da Festa Nacional da Uva. Rúbia ainda é autora do livro MAESA – poema arquitetônico.

Nova temporada Nas Ondas da Transição
Episódio 11 – Memória, Patrimônio, Economia Criativa e Sustentabilidade
Entrevistadas – Gisele Teixeira e Rúbia Frizzo
Dia 21 de outubro, quinta, às 11h
Produção e apresentação – Sílvia Marcuzzo
Transmissão – Áthila Benites
Canal do YouTube e Facebook de Sílvia Marcuzzo, ao vivo também no Instagram. Com retransmissão na rádio web Manawa, domingo, às 14h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima