Exposição Esferas da Quarentena

O Ateliê Le Petit (Rua Giordano Bruno, 160, Porto Alegre) abriu as portas em novo endereço, com a exposição Esferas da Quarentena. A mostra contou com  14 artistas, entre eles eu, Sílvia Marcuzzo. As esferas foram confeccionadas com diferentes técnicas de construção, de acabamento, da esmaltação ao uso de cera de sapato, além de terem sido queimadas de distintas formas.

Sob orientação de proprietária do Le Petit Michele Bloedow, a proposta foi criar bolas, (ocas), que sintetizassem o sentimento dos membros do ateliê durante o período de “quarentena” no ano passado. “Quando foi lançada a ideia, não se sabia que o período de isolamento duraria tanto tempo. Durante vários meses as pessoas foram percebendo vários ângulos que antes estavam escondidos, e isso pode ser conferido pelo que foi expresso nas esferas produzidas’, comenta a ceramista.

A exposição evidenciou quanto o momento provocou a reflexão de temas desde a proteção ao meio ambiente, o despertar de novas capacidades, a preocupação com saúde, além de seus desejos e anseios sobre o futuro. No meu caso, comecei fazendo esferas e acabei desenvolvendo outras peças, a partir da proposta. Eu já tinha feito algumas bolas, anos atrás, mas dessa vez, aprendi outro jeito de estrutura-las. Todas minhas peças foram feitas com a argila de Cachoeira do Sul, minha terra natal, em em uma queima só (monoqueima).

O incrível da cerâmica é que ela possibilita criarmos objetos de maneiras diversas e o resultado da sua sustentabilidade só é realmente percebido ao longo do tempo. Se uma peça não foi bem acabada, por exemplo, ela vai ter uma tendência a quebrar mais. O processo de se entregar ao barro, me proporciona vários insights, mas isso é papo para outro dia…

Os demais participantes da mostra são Ana Paula Lopes Câmara, Antonieta Monteiro Soares Sa, Carlos Hammes, Censita Minuzzi, Ângela Dandara, Denise Comerlato, Denise Tafra Soares, Lala Zelinski, Jeanne Littig, Mariana Wartchow, Martistela Thomas, Michelle Bloedow e Úrsula Finkenwerder.

 

Eis algumas peças que surgiram a partir da provocação de fazer esferas, incluindo a coleção que foi selecionada para a Exposição Index 2021:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima