Histórias de abordagens para ampliar a percepção do público para o contexto ambiental e climático foram o tema do dia 16 de setembro, quinta, às 11h da live Nas Ondas da Transição. E para tratar do assunto, a jornalista Sílvia Marcuzzo convidou Karina Signori, ambientalista, que trabalha com educação ambiental através da sua personagem Recicleide e Marcelo Dutra da Silva, professor de Ecologia do Instituto de Oceanografia da FURG. Marcelo vem utilizando espaços da mídia tradicional e suas redes sociais para chamar a atenção do contexto socioambiental brasileiro.
Um dos propósitos dessa segunda temporada de lives é trazer convidados de distintas áreas para tratar do mesmo tema. A intenção é promover um debate que possamos enxergar cenários de diferentes pontos de vista.
Karina é formada em Artes Cênicas (UFRGS), Gestão Comunitária (NESSOP/UFSC), Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (EGEM/FECAM), Permacultura (IPB) e Yoga do Riso (IBYR). Desde 1999 atua como Recicleide promovendo a cultura ecológica. Já percorreu mais de 50 municípios em diversos estados fazendo performances e espetáculos.
O campo de pesquisa de Marcelo é Ecologia de Paisagem Costeira. Ele é graduado em Ecologia (UFPel) com Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Coordenador do Laboratório de Ecologia de Paisagem Costeira (LEPCost) e Vice-Presidente da Sociedade de Ecologia do Brasil (2019/2021).
Nova Temporada da live Nas Ondas da Transição
6º episódio, dia 16 de setembro, quinta, às 11h
Tema: Sensibilização ecológica em tempos líquidos
Entrevistadas: Marcelo Dutra da Silva e KarinaSignori
Produção e apresentação: Sílvia Marcuzzo
No canal do YouTube e no Facebook de Sílvia Marcuzzo
Link para assistir a live: