Manual do Ciclista de Porto Alegre, tempos de vanguarda ambiental

Neste dia mundial sem carro, compartilho para vocês o Manual do Ciclista de Porto Alegre, que pode ser baixado nesta postagem. Fui convidada para fazer esse trabalho pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) de Porto Alegre,  quando o Gerson Almeida e depois o Cláudio Langone, eram os titulares da pasta. Foi o primeiro manual do gênero no Brasil. Tempos em que a Capital era vanguarda nas inovações pela melhoria da qualidade de vida da sua população.

Na época, eu era uma ciclo-ativista e escrevia para o jornal de bairro Oi Menino Deus. Não havia uma ciclovia sequer na cidade. O entrosamento com o Tiago Alfonsin e o Eduardo Schaan foi decisivo para o sucesso da publicação, que teve sua tiragem esgotada rapidamente. Os dois tinham vivido muitas aventuras sobre duas rodas em diferentes cantos do mundo.

As ilustrações do Moa determinaram o tom da publicação, que também contou com o desenho detalhado de uma bicicleta feito pelo amigo Yoshichika Ando. Isso tudo na era do fotolito e antes do Código Brasileiro de Trânsito reconhecer a bicicleta como meio de transporte. O lançamento da publicação foi realizado em grande evento no Parque Farroupilha em junho de 1996, durante a Semana do Meio Ambiente (hoje nem se promove mais semanas para causas ambientais pelo poder público, nem municipal, nem estadual).

Os dados técnicos da edição primorosa, na época se usava o papel Ecograf, isento de cloro, para brochuras preocupadas com o meio ambiente, podem ser acessados no portifólio do Flávio Wild, responsável pelo projeto gráfico.

Para a edição, uma extensa pesquisa, redação e concepção dessa obra, que, acredito, foi um divisor de águas na minha vida profissional. Depois do Manual,  produzi /editei/organizei outras publicações, como o Guia do ECOcidadão e as cartilhas de educação ambiental para o grupo Tramontina. Vou disponibilizá-las aqui no site em breve (acompanhe). Produzi muito conteúdo interessante antes da difusão da internet que merece ser conhecido. Se os governos e projetos acabam, as publicações ficam.

Como era maravilhoso aquele tempo em que uma secretaria do meio ambiente municipal se preocupava em promover práticas mais sustentáveis entre os moradores da Capital… Ainda participei de uma exposição sobre o uso da bicicleta como meio de transporte em vários países organizada pelo Schaan no Shopping Praia de Belas. Em 1996, fui para a Europa (estive um bom tempo na The Internacional People College na Dinamarca) e levei o Manual do Ciclista na mochila. Fez bastante sucesso por lá também.

Alguns anos depois, o Schaan nos deixou… virou uma estrela e hoje seu nome está estampado na ciclovia  da avenida Diário de Notícias.

Rolar para cima