Ativismo pela sensibilização

Escrever textos na imprensa local, promover formas de interação nas redes sociais, compor músicas, sorrir. Essas são algumas das formas de sensibilizar, driblar o pessimismo pulverizado por notícias nada animadoras que circulam na mídia que estão sendo adotadas pelo professor Marcelo Duarte da Silva e a ativista ambiental Karina Signori. Eles foram os entrevistados da live do dia 16 de setembro, cujo tema foi Abordagens de sensibilização ecológica para tempos líquidos.

O professor da FURG, cujo campo de pesquisa é ecologia da paisagem, tem escrito textos, artigos em jornais, feito lives, entrevistado pessoas que possam lhe dar algumas respostas sobre suas inquietudes. Na sexta, dia 17 de setembro, ele entrevistou Marcello Brito, sobre os rumos do agronegócio no País.

“A ideia de sensibilizar as pessoas, quanto as questões ambientais que nos cercam, partiu da observação do quanto é pequeno o alcance daquilo que publicamos em revistas especializadas. A Ciência nos guia e devemos continuar avançando, mas sem esquecer de incluir formas simples de acesso ao conhecimento científico.
Pode ser algo lúdico e práticos, voltado para crianças; algo mais elaborado, para despertar a curiosidade dos jovens; ou fundamentado na construção da ciência, a partir de textos de opinião científica, em linguagem simples, de fácil entendimento. Justamente o que busco fazer, na tentativa de contribuir para uma sociedade mais esclarecida, atenta e mobilizada na defesa do meio ambiente,” declara o professor.

Ele está ansioso pelo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) sobre adaptação e mitigação que trará diretrizes sobre como os países precisam se preparar sobre a crise climática já anunciada pela comunidade científica. Marcelo, que se divide entre Pelotas, onde mora, e Rio Grande, onde leciona, reforçou a relevância do trabalho do IPCC que reúne pesquisas de milhares de cientistas de várias partes do mundo.

A personagem Recicleide tem dado entrevistas, participado de lives porque completa este ano 22 anos de atuação como ‘artivista’. Karina conta que hoje sua atuação é mais virtual, que o momento tem servido para fazer composições e espalhar mais otimismo e alegria. Ela é uma promotora do yoga do riso.

“Sorrir e rir de propósito, somados a respiração consciente são ferramentas incríveis para promover a liberação de hormônios do bem-estar, melhorar nosso humor, elevar nossa frequência vibracional e, mesmo diante dos desafios, conseguir levar uma vida mais leve, com mais alegria e gratidão. Nos dias de hoje, vibrar alto é um importante serviço planetário que ajuda a curar a aura da Terra, tão afetada pelo medo e negatividade de grande parte desta humanidade”, observa Karina, que atualmente mora em Florianópolis.

Nova Temporada da live Nas Ondas da Transição
6º episódio, dia 16 de setembro, quinta, às 11h
Tema: Sensibilização ecológica em tempos líquidos
Entrevistadas: Marcelo Dutra da Silva e KarinaSignori
Produção e apresentação: Sílvia Marcuzzo
No canal do YouTube e no Facebook de Sílvia Marcuzzo

 

Link para assistir a live:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima